Porto e a geminação com Nagasaki

Yabusame, um desporto medieval do Japão


Yabusame (流鏑馬) é um tipo de desporto tradicional milenar japonês, estilo arco e flecha, caracterizado por arqueiros que têm como objectivo acertar em três alvo de madeira, montados em um cavalo em movimento. Este desporto tem origens no início da Era Kamakura, onde samurais eram treinados para que pudessem melhorar as suas habilidades com o arco e flecha.




Além disso, essa técnica ajudou os samurais a ter foco e atirar sem medo e com precisão no calor das batalhas, trabalha a concentração, disciplina, agilidade e técnicas de respiração. Desta forma, tornou-se a marca de um verdadeiro samurai e acabou por se consolidar como uma arte marcial.




No local da corrida são colocados 3 alvos no decorrer da pista de 255 metros de comprimento, os quais o desportista deverá acertar com uma flecha especial. Bater os três alvos no percurso razoavelmente curto é muito difícil e para um praticante ser capaz de o fazer com perfeição, precisa de muitos anos de treino.




Por causa disso, estima-se que a quantidade de praticantes nos dias actuais é pequena. E para incentivar novos praticantes para esta arte marcial, existem diversas escolas financiadas pelo governo japonês que oferece aulas gratuitas.




Uma das escolas mais famosas desta arte é a “Escola Takeda Tiro com Arco”. O Estilo Takeda tem sido destaque em filmes de samurais clássicos como Akira Kurosawa, ” Sete Samurais “(1954) e” Kagemusha “(1980). Toshirō Mifune, um actor famoso de muitos filmes de samurai, aprendeu as técnicas de Yabusame nessa escola.




Os grandes Mestres Yabusame ensinam por amor e não por dinheiro, para eles essa atitude é fundamental, a reputação e também para não deixar esta arte tradicional morrer. Os trajes para se praticar o Yabusame também lembram o Japão medieval da época dos samurais.




Hoje, há alguns eventos realizados em alguns lugares do Japão como; Tsurugaoka Hachiman-gu em Kamakura e o Santuário de Shimogamo em Kyoto (durante a Aoi Matsuri no início de Maio), Samukawa, na praia de Zushi e outras localizações. As apresentações e competições ocorrem em várias datas no decorrer do ano, mas especialmente durante a primavera, ou seja em Abril e Maio.



Na verdade o Yabusame é muito mais do que um desporto. É uma das mais divinas artes marciais praticadas no Japão, um ritual tradicional que tem origens muito antigas. Durante os festivais onde são exibidos, uma grande multidão aglomera-se pois os japoneses gostam deste espectáculo que traz emoção e sorte para quem assiste.

Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

Sem comentários:

Publicar um comentário