Porto e a geminação com Nagasaki

Harajuko – Moda ou liberdade de expressão



Se adora ver gente diferente, de várias tribos e estilos, então com certeza vai adorar conhecer Harajuko, um bairro famoso de Tóquio. Lá é possível encontrar uma moda diferente de tudo que você já encontrou na sua vida.Para a maioria das pessoas, a moda fashion de Harajuko é muito estranha e bizarra, mas não podemos negar que é aí que está o encanto. Afinal, ser diferente chama a atenção!


O bairro é mundialmente famoso por ser uma verdadeira passarela. Muitos jovens adoram circular por lá, para mostrar seu modo de vestir e seu estilo próprio. E tratando-se de estilo, o Japão é muito “absorvente” quando se trata de cultura ocidental, de modo que o estilo Harajuku tornou-se uma grande salada de fruta.Com a mistura de muitos estilos, Harajuko acabou por ser uma marca registrada para aqueles espíritos independentes que gostam de se expressar livremente.



Quem dita a moda, são os jovens em Harajuko
O mais curioso é que não são as lojas e boutiques que lançam tendências. É justamente o contrário! São os designers de moda e grandes marcas que vão até lá para ver a maneira que os jovens estão a vestir-se e a partir do que é visto, é que novas roupas são criadas.Ou seja, quem dita a moda em Harajuko são os próprios jovens japoneses.




Origem da moda em Harajuko

Harajuku tornou-se famosa na década de 1980 devido a artistas de rua e grupos de jovens que passaram a reunir-se ali aos domingos. Desde então, passou a ser um ponto de referência, de encontro, tornando-se o lugar perfeito para os jovens se reunirem, tocar música e mostrar seu estilo!

Lá também se concentra uma grande quantidade de cafeterias e boutiques, que também se tornaram referência para os japoneses e turistas.



Harajuko é simplesmente um lugar onde se é individual e ao mesmo tempo em grupo. Ou seja, nem todos andam em grupos, mas mesmo os solitários podem pertencer a uma tribo. Basta olharmos as características na forma de vestir para suspeitar de qual tribo aquela pessoa pertence.

Afinal cada uma possui influências diferentes ou mistas, e assim os jovens de Harajuko podem ter o visual que quiserem. Os mais comuns são o estilo punk, gótico, gyaru, yamamba, lolitas, cosplay anime e kigurumi, entre outros.



Enfim, Harajuko se assemelha a um grande teatro onde cada jovem incorpora um personagem e interpreta o seu papel. E plateia para eles não falta, já que muitos turistas estrangeiros aderiram ao grande palco de Harajuko para vê-los de pertinho e até tirar fotos com eles.

Afinal, lugar como Harajuko é difícil encontrar em outra parte do mundo e a maioria ainda se choca ao ver a exposição maciça de jovens japoneses maquilhados e vestidos bizarramente, além dos cabelos coloridos e penteados exóticos como esse da foto abaixo:




Moda ou liberdade de expressão?

O que se percebe em Harajuko é um grande reflexo das tendências ocidentais, especialmente americana e europeia em contraste com a cultura conservadora japonesa. Surge sempre a dúvida, será que o que rola em Harajuko é moda, uma forma de expressão ou é simplesmente para se destacar no meio da multidão?




A resposta ninguém sabe ao certo! O que se sabe é que lá é o point, onde se encontra desde bons artistas de rua, que tocam rock de muita qualidade e gente que se veste da maneira que bem entende, sem medo de ser feliz.

E tudo isso é encarado como algo normal! Portanto, ninguém fica surpreso ou chocado… com excepção dos turistas é claro!




Se um dia passar por lá, pode ter certeza que mesmo que uma rapariga ande com um ovo frito de plástico pendurado no pescoço, ninguém vai estranhar. E ainda pode acontecer o que menos se espera… que o tal do ovo acabe por agradar e se tornando uma tendência da moda...




Hoje em dia, a moda fashion de Harajuko ultrapassou barreiras e vem a ganhar o mundo. Apesar de muita gente achar essa moda maluca, muitos jovens ocidentais andam se inspirando nos jovens japoneses para compor seu look. Talvez, a ousadia e senso de humor sejam alguns dos motivos que faça tantas pessoas ao redor do mundo, admirar esse estilo tão único e tão diferente que é a moda de Harajuko.







Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

Sem comentários:

Publicar um comentário