Porto e a geminação com Nagasaki

Oiran Dochu Festival

Oiran 1900

VINTAGE OIRAN

he courtesan Nakagawa of the newly opened Matsubaya house listens as her kamuro, Niono and Isochi, lean over the brazier reading a love letter addressed to Nakagawa.

An Oiran -- courtisan

Tayuu Douchuu, 1906

kamuro hangs on the haori of a stylish young man. He seems intrigued; his friend is less pleased. Kamuro were often shown clinging to their older sisters' customers to detain them. They were also taught tricks like running up to a client in the street, clinging to his arm, and calling him by the wrong name. Caught off guard, he would correct her, accidentally revealing his real name, which he had been trying to keep secret. This young kamuro may be trying to convince one of her older sister's regular customers that her older sister was simply dying for a visit.

Tayuu and kamuro

Tayuu and kamuro, ca.1900-1915

Asleep at her post, a kamuro dreams of stuffing herself in the company of a younger friend.

Tayuu (Japanese Courtesan), 1920's Japan. °

Satogiku-dayuu 1910s

Nomes Kamuras '

Kamuras 'nomes eram simples, em contraste com as cortesãs "nomes muitas vezes floridos, e eram geralmente escritos em katakana, uma escrita menos aprendida e mais infantil, em vez de no kanji mais sofisticado. Foram criados como um par: Iroha (Cor) e Nioi (Perfume), ou Chidori (Sandpiper) e Namiji (conjunto de ondas). Os nomes também podem ter um tema mais erudito, como Kureha e Ayaha, nomes dos tecelões famosos e dos reinos chineses e outros antigos  países diferentes. Poderiam até reproduzir uma linha de poesia: ". O alto cume do Monte Fuji" Fujino + T
Algumas das combinações mais populares eram:
Futaba e Midori (Bud e verdura nova)
Hanano e Haruno (florido Campo e Primavera Field)
Hatsune e Kocho
Kanomo e Konomo
Onami e Menami (Ondas grandes e pequenos Waves)
Sodeno e Wakaba
Takeno e Sasano
Utagi e Utano

Resplendent tayuu. About 1910’s, Japan.

oiran

Sugatami and Kamuro Miyano

oiran (courtesan ) and kamuro on parade, 1930's
  
"Oiran" é uma mulher de entretenimento típico, ou uma prostituta durante o Período Edo (1600-1868).Não são profissionais do sexo feminino normais, apenas o posto mais alto da cortesã poderia obter o título de "Oiran", geralmente em Yoshiwara. Possuem habilidades para entreter os clientes, desde a cerimónia do chá que se chama Sado, arranjos florais conhecido pelo nome de  Ikebana, e Caligrafia japonesa. As oirans também tocam instrumentos músicais e são ensinadas a ser inteligentes e elegantes. Apesar de serem regiamente pagas, estas cortesãs, altamente classificadas, também podem recusar o cliente.



Asakusa, Oiran Dochu Festival








Asakusa, Oiran Dochu Festival

Asakusa, Oiran Dochu Festival

Asakusa, Oiran Dochu Festival


A razão pela qual a maioria das pessoas confundem a gueixa com uma prostituta é que, durante muitos séculos, elas co-existiram em áreas como o Yoshiwara em Edo (ie antiga Tóquio); Shimabara;Quioto; Shinmachi e Osaka. Na verdade, naquela época, a gueixa acompanhava as verdadeiras estrelas do charme, do mundo do entretenimento adulto, a oiran (ou seja, cortesã). O oiran são as mulheres geralmente vistos rotulada "geisha" no clássico ukiyo-e woodblock (se a faixa do kimono tem um enorme nó na frente e se o seu cabelo está decorado com muitos pinos, elas não são gueixas, são oiran).











Estas áreas foram fechadas após a Segunda Guerra Mundial, quando a prostituição passou a ser ilegal no Japão , mas durante seu auge (ou seja, 17 th -18 th séculos) eram menos de um mercado do sexo e mais de um local de encontro para diletantes( Diz-se daqueles que apreciam algo puramente por gosto.), artistas e intelectuais da época (que , BTW, sabia comportar-se com um "charme do velho mundo" a diferença é que não era "velho mundo" na época). Por isso é que em áreas como a actual Yoshiwara (conhecida por Senzoku, a cerca de 15 minutos a pé norte de Asakusa), associações locais realizam eventos como o "Oiran Dochu"


Tsutae Oiran 花魁 太夫 Oiran,Tayuu

More Yoshiwara Oiran Parade

OIRAN Parade 花魁道中

Oiran Procession


Oiran Dochu - おいらん道中

Oiran traditional parade

Oiran


花魁 Kamuro hair ornamentation


Para comemorar a história das Oirans, foi criado o Festival Oiran Dochu que é sempre realizado por voluntárias locais para comemorar o distrito da luz vermelha localizada no norte Asakusa (Yoshiwara).

As Oirans vestem-se de forma tradicional com maquilhagem e quimonos. Seguem muito devagar no cortejo nos graciosos chinelos de madeira com uma altura de 15cm, conhecidos por 'geta' ao longo da estrada, com guarda-costas a caminhar ao lado delas. As Gueixas seguem atrás muito subtilmente, enquanto os grupos de homens de máscara em kitsune (raposa) vão à frente das cortesãs.

Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

Sem comentários:

Publicar um comentário