Porto e a geminação com Nagasaki

Osamu Shiihara


Three Dimensions »: { by Osamu Shiihara, 1938


Osamu Shiihara (1905-1974)

Nasceu na cidade de Osaka, em 1905. Em 1928 Shiihara Osamu entrou para a Escola de Belas Artes de Tóquio (actual Tóquio Universidade Nacional de Belas Artes e Música), onde estudou com o pintor Fujishima Takeji no departamento de pintura ocidental.
Depois de formar-se, em 1932, voltou a Kansai (oeste do Japão) e montou um estúdio de pintura em Hyogo Prefecture.
Começou a fotografia em torno deste tempo e tornou-se um membro do Clube de Fotografia Tampei. Como membro principal do Clube de Fotografia Tampei produziu um grande número de fotografias experimentais, empregando técnicas específicas, como fotograma, solarização e uma combinação de desenho e fotografia que apelidou de Foto peinture (pintura da foto).
Após a guerra Shiihara mudou-se para Osaka , onde trabalhou até morrer. Em 1953 juntou-se a Tanahashi Shisui na formação da Spiegel Fotógrafos Associação.
As suas obras estão em colecções permanentes de instituições nacionais e internacionais e museus, incluindo o Museu Nacional de Arte Moderna, em Tóquio, Nagoya City Art Museum, The Museumn de Belas Artes de Houston, e do Museu de Arte Moderna de Nova York.

OSAMU SHIIHARA | Untitled, end 1930s | vintage silver print

OSAMU SHIIHARA | Untitled, end 1930s | vintage silver print

OSAMU SHIIHARA | Untitled, end 1930s | vintage silver print

Osamu Shiihara (1905 - 1974)

Osamu Shiihara, Shampoo, 1930s.

Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

Sem comentários:

Publicar um comentário