Porto e a geminação com Nagasaki

História de Ami Sano, uma lição de vida

A história de Ami Sano é realmente um exemplo de vida. Ami é uma garota linda de 21 anos de idade que nasceu sem braços e sem uma perna, em Aichi, Japão. Dos quatro membros, nasceu apenas com a perna esquerda, porém parcialmente atrofiada, com três dedos, que ela usa para sobreviver em sua vida quotidiana.


Mas apesar da sua deficiência física, Ami sempre foi corajosa e nunca lhe faltou determinação para levar uma vida normal. Recusou-se veemente a tratar a deficiência como um obstáculo para ser feliz. Disposição alegre, é realmente uma inspiração para todas as pessoas.


Em vez de lamentar-se, quis mostrar ao mundo sua história de superação, através de dois livros que escreveu: Em 2009, Sano publicou um livro de memórias com o nome de “Cheerleader Teashi-no-nai” (Líder de equipa sem membros) e no ano seguinte, 2010, lançou um livro de poesia chamado “Akiramenaide” (Não Desista).
Escrever foi a forma de exteriorizar sua coragem e mostrar que mesmo braços, que pode ter o mundo em suas mãos. Mesmo sem uma das pernas e com a outra parcialmente deformada, isso jamais a impediu de subir os degraus da vida e hoje ser a pessoa que é, cheia de sonhos, expectativas e alegrias.



A mãe, Hatsumi, conta: “tivemos alguns momentos difíceis, mas acredito que essas experiências ajudaram a minha filha a tornar-se uma pessoa com um coração bondoso. Vinte anos parece muito tempo, mas passaram num flash. ” Com certeza o apoio da família e dos amigos foi muito importante para Ami.



Uma vida de sonhos, desafios e superação

Considerando a deficiência, longe de ser qualquer obstáculo, Ami trabalha num escritório como palestrante motivacional e também faz parte de um clube de claque em Toyokawa High School, em Aichi. Também trabalha como assistente numa estação de rádio local FM. Alegre e cheia de gratidão por estar viva, aprecia intensamente tudo e todos que estão ao seu redor.




Como se não bastasse tudo isso, ainda está a ter aulas de canto duas vezes por semana, apostando numa carreira musical. Todos ficam surpreendidos com a sua força e optimismo diante da vida. Todos querem saber como a jovem encara todos os problemas que enfrentou durante a vida e como isso nunca a fez deixar de sonhar e de correr atrás dos seus sonhos.


Sano lançou um álbum com um vídeo musical que se popularizou e chamou a atenção de emissoras de TV e gravadoras. O nome da música é Aruki Tsuzukeyou (Continue caminhando). “Quero subir os degraus para a vida, adulta, passo a passo“, diz. Com a voz doce, canta fazendo um resumo da sua história…


Veja a tradução aproximada da música!

Com duas pernas, eu quero caminhar, quero correr
Com dois braços, eu quero ficar de mãos dadas e abraçar.

São coisas simples, que qualquer um consegue fazer, não é?
São coisas tão pequenas, mas que eu não consigo fazer.
Mas…. tudo bem se eu acreditar, não é?

Que a felicidade um dia certamente baterá à porta daqueles que se esforçam….
Com meu coração, continuarei a caminhar.
Colocarei minha alma nesta caminhada.

Eu vou esforçar-me, então, por favor, não desista você também.
E vamos continuar a caminhar
Com duas pernas, eu quero caminhar, quero correr

Com dois braços, eu quero ficar de mãos dadas e abraçar.
Sinto-me mortificada, meus sentimentos húmidos pelas lágrimas.
Não consigo aceitar e sinto-me mortificada com isso.

Mas… tudo bem se eu acreditar, não é?
Que aqueles que mantêm um sorriso, com certeza chegará um dia em que irão perceber que apenas o facto de estar vivo já é maravilhoso.

Com meu coração, continuarei a caminhar.
Colocarei minha alma nesta caminhada.
Eu me vou esforçar, então, por favor, não desista você também.

E vamos continuar a caminhar.
Eu sou grata simplesmente por estar viva.

Quanta gente reclama coisas tão insignificantes? Quanta gente vive somente a lamentar-se da vida mas não faz nada para mudar e não corre atrás dos seus sonhos? Diferente desta garota, que continua sempre em frente e não se esquece de ser grata por estar viva.









Não são queixas e desculpas que movem o mundo… são as atitudes! E isso Ami tem de sobra!


Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

Sem comentários:

Publicar um comentário