Porto e a geminação com Nagasaki

kenkoku kinen no hi – Dia da Fundação Nacional



kenkoku kinen no hi (建国記念の日), também conhecido como Kenkoku Kinenbi é o Dia da Fundação Nacional. É um feriado nacional para celebrar o patriotismo à fundação do Japão e para homenagear a família imperial. Segundo o Nihonshoki, um dos registos mais antigos da história japonesa, a origem da comemoração deu-se por volta do ano 660 aC, quando o primeiro imperador japonês foi coroado.


Sendo assim, devido à data em que o primeiro Imperador japonês, o Jinmu, conhecido como Kigen-setsu foi coroado, foi determinado que todos os dias 11 de Fevereiro seria comemorada a Fundação do Japão e o nascimento da nação japonesa. A data, porém só foi oficialmente reconhecida como feriado em 11 de Fevereiro de 1872, durante o Período Meiji.


Foi comemorado como Dia do Império até à Segunda Guerra Mundial, sendo um dia de grande orgulho e cerimónia. No entanto, como consequência da guerra, o dia foi abolido por expressar ideais impróprios. Porém, 20 anos após, o feriado foi restaurado em 1966 e desde 1967 todos os japoneses celebram o aniversário de seu país no dia 11 de Fevereiro.


No Kenkoku Kinen no Hi, os japoneses mostram o orgulho do Japão, podem expressar o patriotismo ao seu país e exaltar sua bandeira Nisshoki, também conhecida como ” Hinomaru “ou bandeira do sol. A bandeira representa o Imperador e continua a ser um símbolo forte neste dia, onde muitas pessoas as transportam em desfiles e festividades locais.


Embora a existência do Imperador Jimmu não tenha sido historicamente provada, o feriado na pré-guerra era utilizado para a glorificação do poder imperial. E à volta deste feriado na década de 60, foi tema em diversos debates políticos pelo país, pois as forças da oposição temiam que com o decreto do feriado, o país voltasse ao sistema de militarismo, que acontecia antes da Segunda Guerra Mundial.






Mas para o povo japonês os motivos políticos do feriado não são tão importantes. Para a nação japonesa, o kenkoku kinen no hi é o dia onde eles podem mostrar o patriotismo e o respeito ao país onde nasceram, o orgulho de ser japonês ou na pior das hipóteses, um dia em que poderão curtir a família, descansar ou participar das actividades de recreação ao ar livre.


Informação

Link to Japao em Foco

Sem comentários:

Publicar um comentário