Porto e a geminação com Nagasaki

Design colorido e luminoso – Sugamo Shinkin Bank


Uma arquitectura que promove felicidade. É assim que as pessoas se sentem quando passam em frente ao banco Sugamo Shinkin Bank na cidade de Shimura. Como sabemos, bancos geralmente são lugares sóbrios e sérios e este é o grande diferencial deste banco, tem o designer colorido e moderno, quebrando a seriedade de um banco convencional.

O designer do banco foi feito pela arquitecta francesa Emmanuelle Moureaux, residente há muitos anos no Japão e especialista na técnica Shikiri (dividir o espaço com a cor). O banco queria um designer colorido e moderno que fizesse jus ao lema do banco: “Somos felizes ao fazê-lo feliz”. A arquitecta teve a excelente ideia colocar camadas sobressalentes no edifício, cada qual pintado de uma cor.



O resultado foi um arco-íris de 12 camadas “massa folhada” que emerge da fachada principal do edifício para acolher os clientes do banco luminosamente. Baptizou o efeito de “mil-folhas do arco-íris”. À noite, uma surpresa agradável: Cada camada ilumina cada um com a sua cor, de forma independente, tornando o prédio ainda mais bonito.


No interior, também nada lembra um banco. O colorido prevalece nas cadeira e em diversas decorações do banco. Três clarabóias de vidro elíptica, proporcionam um ambiente com uma iluminação natural e suave. No tecto e paredes, a decoração é ainda mais surpreendente: Centenas de dentes de leão, de todas as cores, decorando de forma suave e até infantil.

http://www.japaoemfoco.com/wp-content/uploads/2011/12/Sugamo-Shinkin-Bank-3.jpg
Informação
Link to Japao em Foco

Sem comentários:

Publicar um comentário