Porto e a geminação com Nagasaki

Namazu, o causador de terremotos


Segundo o folclore japonês, o responsável pelos terremotos é um bagre [Bagre é uma designação comum dada aos peixes da ordem Siluriformes, também chamados Peixe Gato] gigante chamado Namazu ou Namazu-e (o segundo termo refere-se às xilogravuras de Namazu) que vivem em tocas subterrâneas. Namazu é considerado um yo-kai (que pode se traduzir como “monstro”), ou seja, uma criatura do folclore ou mitologia japonesa que estão associados à desgraças e/ou desastres.


Quando o Grande terremoto Ansei atingiu Tóquio, em Novembro de 1855, vitimando mais de 7 mil pessoas e causando uma grande destruição, a responsabilidade foi atribuída ao Bagre Gigante, como de costume. Neste período, as xilogravuras Namazu-e (ukiyo-e) popularizaram-se e em poucas semanas, eram mais de 400 tipos disponíveis.

A popularidade do Namazu-e foi sobretudo uma resposta ao terremoto Edo e tentavam retratar os “aspectos positivos” como a redistribuição da riqueza, além de ser uma maneira de levantar a moral dos sobreviventes, que acreditavam que ao andar como um Namazu-e, estariam protegidos contra outros terremotos.





























Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário