Porto e a geminação com Nagasaki

Memórias

Portugal e o Japão

Isto é JAPÃO

Curiosidades

Escrita

festivais no Japão

Tradições

histórias de Arquitectura

histórias de Artes Tradicionais

histórias de Bailado

histórias de Banda Desenhada

histórias de Cartazes

histórias de Cidades

histórias de Cinema

histórias de Dança

histórias de Desporto

histórias de Escultura

histórias de êxitos

histórias de Fotografia

histórias de Gastronomia

histórias de Literatura

histórias de Moda

histórias de Música

histórias de Pintura

histórias de Poesia

histórias de Teatro

7 x 7 x 7… histórias do Japão

Locais que visitei

Santuários e Castelos do Japão

Taiko (太鼓)


Taiko (太鼓) É uma ampla gama de instrumentos japoneses de percussão . Em japonês, o termo refere-se a qualquer tipo de tambor, mas no estrangeiro, é usado para se referir a qualquer um dos vários tambores japoneses chamados wadaiko (和太鼓"tambores japoneses") e para a forma de tambores taiko, conjunto mais especificamente chamados kumi -daiko (組太鼓 "conjunto de tambores"). O processo de construção de um taiko varia entre os fabricantes, e preparação, tanto do corpo do tambor como da pele pode levar vários anos, dependendo da metodologia.

Haniwa, datada do século 6 dC. A esquerda e direita retratam dois artistas de bateria. A estátua na esquerda, retratada usando uma vara sobre um tambor em forma de barril, representa a mais antiga evidência de uso de taiko no Japão.

Taiko têm uma origem mitológica no folclore japonês, mas os registos históricos sugerem que o taiko foi introduzido no Japão através da influência cultural coreana e chinesa, no século 6 dC. Alguns taiko são semelhantes aos instrumentos originários da Índia. 

Cópia colorida da mão de uma mulher tocando uma shime-daiko, circa 1885

Evidências arqueológicas também suportam que os taikos estavam presentes no Japão durante o século 6 no período Kofun. A sua função tem variado através da história, que vão desde a comunicação, a acção militar, o acompanhamento teatral, e cerimónias religiosas e para todas as performances de festivais e concertos.

Chu-daiko tocado numa posição inclinada

 Nos tempos modernos, o taiko também tem desempenhado um papel central nos movimentos sociais para as minorias, tanto dentro como fora do Japão.

shime-daiko, tensionado com corda

Kumi-Daiko é o desempenho, caracterizado por um conjunto de sons em diferentes tambores, foi desenvolvido em 1951 através do trabalho de Daihachi Oguchi e continuou com grupos como Kodo. 

okedo, tensionado com corda

Outros estilos de desempenho, como Hachijo-daiko, também surgiram a partir de comunidades específicas no Japão. Kumi-Daiko grupos de desempenho são activos, não só no Japão, mas também nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Brasil. 
Japanese Taiko Drummer

O desempenho do Taiko é composto de muitos componentes em: Ritmo,técnica,forma, aderência,roupas,e a instrumentação especial. Ensembles que normalmente usam diferentes tipos de forma de barrilnagado-daiko, bem como menor shime-daiko.

Japanese Taiko Drummer

 Muitos grupos acompanham os tambores com vocais, cordas, instrumentos de sopro .

Hachijo-daiko é uma tradição musical que envolveduas pessoas num único tambor.

tsuri-daiko

Japanese Taiko Drummer

Seiryu Daiko em Fukuoka, Japão

ko-tsuzumi


1 comentário: