Porto e a geminação com Nagasaki

Memórias

Portugal e o Japão

Isto é JAPÃO

Curiosidades

Escrita

festivais no Japão

Tradições

histórias de Arquitectura

histórias de Artes Tradicionais

histórias de Bailado

histórias de Banda Desenhada

histórias de Cartazes

histórias de Cidades

histórias de Cinema

histórias de Dança

histórias de Desporto

histórias de Escultura

histórias de êxitos

histórias de Fotografia

histórias de Gastronomia

histórias de Literatura

histórias de Moda

histórias de Música

histórias de Pintura

histórias de Poesia

histórias de Teatro

7 x 7 x 7… histórias do Japão

Locais que visitei

Santuários e Castelos do Japão

kenkoku kinen no hi – Dia da Fundação Nacional



kenkoku kinen no hi (建国記念の日), também conhecido como Kenkoku Kinenbi é o Dia da Fundação Nacional. É um feriado nacional para celebrar o patriotismo à fundação do Japão e para homenagear a família imperial. Segundo o Nihonshoki, um dos registos mais antigos da história japonesa, a origem da comemoração deu-se por volta do ano 660 aC, quando o primeiro imperador japonês foi coroado.


Sendo assim, devido à data em que o primeiro Imperador japonês, o Jinmu, conhecido como Kigen-setsu foi coroado, foi determinado que todos os dias 11 de Fevereiro seria comemorada a Fundação do Japão e o nascimento da nação japonesa. A data, porém só foi oficialmente reconhecida como feriado em 11 de Fevereiro de 1872, durante o Período Meiji.


Foi comemorado como Dia do Império até à Segunda Guerra Mundial, sendo um dia de grande orgulho e cerimónia. No entanto, como consequência da guerra, o dia foi abolido por expressar ideais impróprios. Porém, 20 anos após, o feriado foi restaurado em 1966 e desde 1967 todos os japoneses celebram o aniversário de seu país no dia 11 de Fevereiro.


No Kenkoku Kinen no Hi, os japoneses mostram o orgulho do Japão, podem expressar o patriotismo ao seu país e exaltar sua bandeira Nisshoki, também conhecida como ” Hinomaru “ou bandeira do sol. A bandeira representa o Imperador e continua a ser um símbolo forte neste dia, onde muitas pessoas as transportam em desfiles e festividades locais.


Embora a existência do Imperador Jimmu não tenha sido historicamente provada, o feriado na pré-guerra era utilizado para a glorificação do poder imperial. E à volta deste feriado na década de 60, foi tema em diversos debates políticos pelo país, pois as forças da oposição temiam que com o decreto do feriado, o país voltasse ao sistema de militarismo, que acontecia antes da Segunda Guerra Mundial.






Mas para o povo japonês os motivos políticos do feriado não são tão importantes. Para a nação japonesa, o kenkoku kinen no hi é o dia onde eles podem mostrar o patriotismo e o respeito ao país onde nasceram, o orgulho de ser japonês ou na pior das hipóteses, um dia em que poderão curtir a família, descansar ou participar das actividades de recreação ao ar livre.


Informação

Link to Japao em Foco

Sem comentários:

Enviar um comentário