O Japão retira do mar os principais alimentos que compõem a sua cozinha. Os peixes, as algas e os frutos do mar estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária japonesa. As terras são montanhosas e são poucos os locais onde é possível desenvolver a agricultura. O arroz é uma cultura de alta produção em áreas pequenas.
O sushi é um alimento que tem origens remotas. Antigamente, no japão, os peixes para serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz libertava o ácido acético e láctico que garantia a qualidade por mais tempo. Assim, retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o conteúdo era conservado salgando-o e acondicionando-o entre camadas de arroz, onde o peixe fermentava naturalmente, adquirindo um sabor ácido. A técnica também era usada pelos pescadores que pescavam no alto mar, criando-se assim o sushi prensado.
A técnica de conservação do peixe foi, aos poucos, transformando-se num prato, e o sabor ácido consequente da fermentação foi substituído por ácido acético e, mais tarde, pelo vinagre. Finalmente, o peixe e o arroz com vinagre passaram a contar com o shoyu, enriquecendo ainda mais o seu sabor.
Por volta do século XIV, os japoneses, grandes apreciadores de arroz, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o namanarizushi, que originou os tipos de sushi conhecidos na actualidade.
No período Edo (séculos XVII a XIX), o arroz passa a ser temperado com o vinagre e o peixe, devido à fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, passa a ser consumido cru e fresco. Surgiu assim o hayazushi.
Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, pelo seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.
Tipos mais comuns :
Sushi: Bolinho de arroz coberto por uma fatia de peixe crú. Existem vários tipos de sushi ou variações, entre eles: niguiri-zushi, maki-zushi, uramaki, hosso-maki, futomaki e assim por diante.
Niguiri-zushi: é o comumente chamado de sushi. O bolinho de arroz é feito pelo apeto de uma das mãos (a direita) coberto por uma fatia de peixe crú.
Maki-zushi: Maki significa enrolar. Este sushi é enrolado numa folha de alga com uma esteira de bambu. O recheio é variado.
Uramaki: Uma variação do maki-zushi. A alga em vez de ficar por fora, é enrolada por dentro.
Hosso-maki: Hossoi quer dizer fino. O sushi é enrolado com meia folha de alga.
Futomaki: Futoi quer dizer grosso. Possui um recheio generoso. Torna-se impossível de comer numa só vez.
Aqui estão alguns ingredientes para o preparo do sushi e de outras delicias orientais:
Anago: enguia Daikon: nabo ralado ou finamente fatiado Ebi: camarão cozido Gari: gengibre em conserva Ika: lula Ikura: ovas de salmão Sake: salmão Shari: arroz pronto para sushi Shoyu: molho de soja Maguro: atum Nori: folhas de alga tostada Tamago: omelete fino de ovos Tako: polvo Toro: atum gordo Uni: ouriço do mar Wasabi: raiz forte, vendida na forma de pó para ser reconstituída com água.
Sem comentários:
Enviar um comentário