Porto e a geminação com Nagasaki

Memórias

Portugal e o Japão

Isto é JAPÃO

Curiosidades

Escrita

festivais no Japão

Tradições

histórias de Arquitectura

histórias de Artes Tradicionais

histórias de Bailado

histórias de Banda Desenhada

histórias de Cartazes

histórias de Cidades

histórias de Cinema

histórias de Dança

histórias de Desporto

histórias de Escultura

histórias de êxitos

histórias de Fotografia

histórias de Gastronomia

histórias de Literatura

histórias de Moda

histórias de Música

histórias de Pintura

histórias de Poesia

histórias de Teatro

7 x 7 x 7… histórias do Japão

Locais que visitei

Santuários e Castelos do Japão

Harajuko – Moda ou liberdade de expressão



Se adora ver gente diferente, de várias tribos e estilos, então com certeza vai adorar conhecer Harajuko, um bairro famoso de Tóquio. Lá é possível encontrar uma moda diferente de tudo que você já encontrou na sua vida.Para a maioria das pessoas, a moda fashion de Harajuko é muito estranha e bizarra, mas não podemos negar que é aí que está o encanto. Afinal, ser diferente chama a atenção!


O bairro é mundialmente famoso por ser uma verdadeira passarela. Muitos jovens adoram circular por lá, para mostrar seu modo de vestir e seu estilo próprio. E tratando-se de estilo, o Japão é muito “absorvente” quando se trata de cultura ocidental, de modo que o estilo Harajuku tornou-se uma grande salada de fruta.Com a mistura de muitos estilos, Harajuko acabou por ser uma marca registrada para aqueles espíritos independentes que gostam de se expressar livremente.



Quem dita a moda, são os jovens em Harajuko
O mais curioso é que não são as lojas e boutiques que lançam tendências. É justamente o contrário! São os designers de moda e grandes marcas que vão até lá para ver a maneira que os jovens estão a vestir-se e a partir do que é visto, é que novas roupas são criadas.Ou seja, quem dita a moda em Harajuko são os próprios jovens japoneses.




Origem da moda em Harajuko

Harajuku tornou-se famosa na década de 1980 devido a artistas de rua e grupos de jovens que passaram a reunir-se ali aos domingos. Desde então, passou a ser um ponto de referência, de encontro, tornando-se o lugar perfeito para os jovens se reunirem, tocar música e mostrar seu estilo!

Lá também se concentra uma grande quantidade de cafeterias e boutiques, que também se tornaram referência para os japoneses e turistas.



Harajuko é simplesmente um lugar onde se é individual e ao mesmo tempo em grupo. Ou seja, nem todos andam em grupos, mas mesmo os solitários podem pertencer a uma tribo. Basta olharmos as características na forma de vestir para suspeitar de qual tribo aquela pessoa pertence.

Afinal cada uma possui influências diferentes ou mistas, e assim os jovens de Harajuko podem ter o visual que quiserem. Os mais comuns são o estilo punk, gótico, gyaru, yamamba, lolitas, cosplay anime e kigurumi, entre outros.



Enfim, Harajuko se assemelha a um grande teatro onde cada jovem incorpora um personagem e interpreta o seu papel. E plateia para eles não falta, já que muitos turistas estrangeiros aderiram ao grande palco de Harajuko para vê-los de pertinho e até tirar fotos com eles.

Afinal, lugar como Harajuko é difícil encontrar em outra parte do mundo e a maioria ainda se choca ao ver a exposição maciça de jovens japoneses maquilhados e vestidos bizarramente, além dos cabelos coloridos e penteados exóticos como esse da foto abaixo:




Moda ou liberdade de expressão?

O que se percebe em Harajuko é um grande reflexo das tendências ocidentais, especialmente americana e europeia em contraste com a cultura conservadora japonesa. Surge sempre a dúvida, será que o que rola em Harajuko é moda, uma forma de expressão ou é simplesmente para se destacar no meio da multidão?




A resposta ninguém sabe ao certo! O que se sabe é que lá é o point, onde se encontra desde bons artistas de rua, que tocam rock de muita qualidade e gente que se veste da maneira que bem entende, sem medo de ser feliz.

E tudo isso é encarado como algo normal! Portanto, ninguém fica surpreso ou chocado… com excepção dos turistas é claro!




Se um dia passar por lá, pode ter certeza que mesmo que uma rapariga ande com um ovo frito de plástico pendurado no pescoço, ninguém vai estranhar. E ainda pode acontecer o que menos se espera… que o tal do ovo acabe por agradar e se tornando uma tendência da moda...




Hoje em dia, a moda fashion de Harajuko ultrapassou barreiras e vem a ganhar o mundo. Apesar de muita gente achar essa moda maluca, muitos jovens ocidentais andam se inspirando nos jovens japoneses para compor seu look. Talvez, a ousadia e senso de humor sejam alguns dos motivos que faça tantas pessoas ao redor do mundo, admirar esse estilo tão único e tão diferente que é a moda de Harajuko.







Imagens e textos (tradução automática), colhidos da internet

Sem comentários:

Enviar um comentário